domingo, 23 de setembro de 2012

QUANDO OS CÃES ENVELHECEM

-->

UM GAROTO TEVE SEU PRIMEIRO CONTATO COM O SUCESSO AOS DEZ ANOS DE IDADE, VENCENDO UM CONCURSO DE TALENTOS INFANTIS CANTANDO UMA CANÇÃO SOBRE A VIDA E MORTE DE SEU MELHOR AMIGO, UM CACHORRO DE ESTIMAÇÃO.
SIM, REFIRO-ME A ÉLVIS PRESLEY, E A CANÇÃO ERA A VALSA "OLD SHEP", SUCESSO DO CANTOR E COMPOSITOR COUNTRY RED FOLEY, E QUE ÉLVIS, LOGO QUE SE TORNOU MUNDIALMENTE FAMOSO, FEZ QUESTÃO DE GRAVAR NO SEU SEGUNDO ÁLBUM, EM 1956.
ESTA VALSINHA É BOM E RARO EXEMPLO DE CANÇÃO SENTIMENTAL QUE NÃO DESCAMBA PARA O BREGA, E TAMBÉM SERVE DE MAPA PARA ESTE ARTIGO, SOBRE COMO LIDAR COM NOSSOS CANINOS — E COM NOSSAS PRÓPRIAS EMOÇÕES — QUANDO CHEGA A HORA DE ELES PARTIREM.
A CANÇÃO "OLD SHEP" COMEÇA FALANDO DO COMEÇO DA AMIZADE DE 'SHEP' E JIM, SEU DONO HUMANO, QUANDO AQUELE É FILHOTINHO E ESTE UM GAROTO; AMBOS VIVEM PASSEANDO PELOS CAMPOS E COLINAS, E 'SHEP' CHEGA A SALVAR JIM DE MORRER AFOGADO. (PARA QUEM SABE ALGO DO IDIOMA INGLÊS, A LETRA PODE SER LIDA AQUI HTTP://WWW.ANSWERS.COM/TOPIC/OLD-SHEP-PERFORMED-BY-VARIOUS-ARTISTS ). TUDO VAI BEM, ATÉ QUE UM DIA... "OS ANOS PASSARAM RÁPIDO/O VELHO 'SHEP' ENVELHECEU/SEUS OLHOS FORAM SE ESMAECENDO RAPIDAMENTE."
SEMPRE COMPARO CANINOS A HUMANOS, E AGORA É A VEZ DOS CÃES VELHINHOS QUE FICAM DEBILITADOS E MAIS SENSÍVEIS, PERDENDO INDEPENDÊNCIA E EXIGINDO MUITA ATENÇÃO E CUIDADOS. O PRIMEIRO SINTOMA DE IDADE AVANÇADA É A DIMINUIÇÃO DE ATIVIDADE E ENTUSIASMO PARA ATIVIDADES FÍSICAS E DO INTERESSE PELO QUE ACONTECE À SUA VOLTA. UMA DAS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS É EVITAR QUE O PELUDO SE DEIXE ABATER E FIQUE PROSTRADO, DANDO-LHE UMA TERCEIRA IDADE PRODUTIVA, COM ATIVIDADES DE ACORDO COM SUA CONDIÇÃO FÍSICA, COMO PEQUENAS CAMINHADAS OU BRINCADEIRAS COM BOLINHAS E OBJETOS.
ASSIM DIZ A ÚLTIMA ESTROFE DE "OLD SHEP": "O VELHO 'SHEP' FOI/PARA ONDE VÃO OS CÃES BONZINHOS/E NÃO MAIS PASSEAREI POR AÍ COM O VELHO 'SHEP'/MAS SE OS CÃES TIVEREM UM PARAÍSO/UMA COISA EU SEI COM CERTEZA:/O VELHO 'SHEP' TEM UM LAR MARAVILHOSO."
EM CASO DE PARTIDA DO CÃO, VOCÊ NÃO DEVE, NEM PRECISA TER VERGONHA DE CHORAR MUITO E SE DESCABELAR UM POUCO; AFINAL, TRATA-SE DE UM ENTE QUERIDO, E GUARDAR SENTIMENTOS PODE ATÉ FAZER MAL. MESMO QUE VOCÊ POSSUA OITO PELUDOS, SÃO OS SEUS OITO PELUDOS, NÃO APENAS OITO DENTRE OS TANTOS QUE HOUVER EM SUA CIDADE. ESPALHE FOTOS E VÍDEOS DO CÃO POR PAREDES, CADERNOS E BLOGS, FALE DELE À VONTADE, RELEMBRE BONS MOMENTOS E "CAUSOS" PITORESCOS PASSADOS COM ELE, PODE ATÉ SEGUIR O EXEMPLO DE RED FOLEY E COMPOR POESIAS OU CANÇÕES NELE INSPIRADOS. COMPARTILHAR EXPERIÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS QUE PASSARAM PELA MESMA SITUAÇÃO E ADOTAR OUTRO CANINO TAMBÉM AJUDA. ENFIM, RECORDE MAIS A VIDA DO CÃO. COM O TEMPO VOCÊ SE ACOSTUMARÁ COM O FATO DE QUE ELE SE FOI E QUE, MESMO QUE O VELHO 'SHEP' ESTEJA BRINCANDO NO CÉU, NÃO ESTÁ MAIS AQUI NA TERRA.
(AH, SIM: "SHEP" VAI ENTRE ASPAS PORQUE NÃO É O NOME DO CÃO, E SIM APELIDO POPULAR ESTADUNIDENSE PARA CÃES MESTIÇOS DE "GERMAN SHEPHERD", OU SEJA, PASTOR ALEMÃO. E ESTA VALSA FOI INSPIRADA NUM PASTOR ALEMÃO DE VERDADE, QUE, INFELIZMENTE, NÃO MORREU DE VELHO, E SIM ENVENENADO POR UM VIZINHO.)
Por Ayrton Mugnaini Jr.
yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OS CACHORROS VIVEM SÓ 15 ANOS, PORQUE JÁ NASCEM SABENDO AMAR