VOCE EH GATEIRO OU CACHORREIRO / PREFERE CÃO OU GATO

-->
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR POR QUE GOSTA MAIS DE CACHORRO OU GATO? POR QUE SE IDENTIFICA MAIS COM GARFIELD OU ODIE?
SEGUNDO O PROFESSOR CARLOS C. ALBERTS, A DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO DOS DOIS ANIMAIS PODE EXPLICAR ESSA PREFERÊNCIA. “O CACHORRO VÊ O SER HUMANO COMO UM LÍDER. EM UMA MATILHA, TODOS OS CÃES QUEREM AGRADAR O LÍDER, O VENERAM E SÃO CONDICIONADOS A ELE”, COMENTA. GERALMENTE, UMA PESSOA QUE NÃO SE INCOMODE COM ESSA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA, SE DARÁ MELHOR COM UM CÃO.
UM GATO VISUALIZA O DONO MAIS COMO UMA MÃE OU IRMÃO MAIS VELHO. “SUA CÉLULA SOCIAL É A FAMÍLIA. ELE É AMOROSO, MAS FAZ O QUE QUER, TEM CERTA INDEPENDÊNCIA”, EXPLICA O PROFESSOR. NESSE CASO, ALGUÉM QUE TENHA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS ESCOLHERÁ UM FELINO.


SEGUNDO A ABINPET  (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO),  ATÉ O FIM DO ANO, TEREMOS 37,1 MILHÕES DE CACHORROS E 21,4 MILHÕES DE GATOS ESPALHADOS PELO PAÍS.  É SÓ ANDAR PELAS RUAS OU VISITAR CASAS E APARTAMENTOS PARA CONFIRMAR ESSES NÚMEROS.
ESSA GRANDE QUANTIDADE DE PETS NA VIDA DAS PESSOAS TALVEZ SEJA A BUSCA DE ALGO QUE SE PERDEU COM A VIDA CORRIDA E ESTRESSANTE.  “HOJE, VIVEMOS EM UM MUNDO COM ASPECTO ARTIFICIAL, RODEADO DE TECNOLOGIA E PRATICAMENTE SEM NATUREZA POR PERTO. A RELAÇÃO COM OS ANIMAIS É UMA FORMA DE RESGATAR ESSE CONTATO. É A LIGAÇÃO DO SER HUMANO COM ALGO MAIS NATURAL”, EXPLICA CARLOS C. ALBERTS, PROFESSOR DE ZOOLOGIA DA UNESP NO CAMPUS DE ASSIS. 
MUITAS VEZES AS PESSOAS ESTÃO CANSADAS DE INTERAGIR UMAS COM AS OUTRAS E ELEGEM OS ANIMAIS PARA TER UMA RELAÇÃO MAIS ESTÁVEL E ATÉ PRAZEROSA. “OS ANIMAIS TÊM UM COMPORTAMENTO AUTOMÁTICO. QUANDO PERCEBEM QUE OUTRO É MAIS FORTE, ELES SE SUBMETEM. AÍ NÃO HÁ CONFLITO E A RELAÇÃO TORNA-SE MAIS FÁCIL”, COMENTA O PROFESSOR ALBERTS.
E NÃO DEIXA DE SER MUITO PRAZEROSO CHEGAR EM CASA E SER RECEBIDO COM LAMBIDAS E PULOS DOS CÃES OU DAQUELE ENTRELACE DANÇANTE ENTRE AS PERNAS QUE SÓ OS GATOS SABEM FAZER.

fonte - uol.com.br

Comentários