domingo, 23 de setembro de 2012

QUANDO OS CÃES ENVELHECEM

-->

UM GAROTO TEVE SEU PRIMEIRO CONTATO COM O SUCESSO AOS DEZ ANOS DE IDADE, VENCENDO UM CONCURSO DE TALENTOS INFANTIS CANTANDO UMA CANÇÃO SOBRE A VIDA E MORTE DE SEU MELHOR AMIGO, UM CACHORRO DE ESTIMAÇÃO.
SIM, REFIRO-ME A ÉLVIS PRESLEY, E A CANÇÃO ERA A VALSA "OLD SHEP", SUCESSO DO CANTOR E COMPOSITOR COUNTRY RED FOLEY, E QUE ÉLVIS, LOGO QUE SE TORNOU MUNDIALMENTE FAMOSO, FEZ QUESTÃO DE GRAVAR NO SEU SEGUNDO ÁLBUM, EM 1956.
ESTA VALSINHA É BOM E RARO EXEMPLO DE CANÇÃO SENTIMENTAL QUE NÃO DESCAMBA PARA O BREGA, E TAMBÉM SERVE DE MAPA PARA ESTE ARTIGO, SOBRE COMO LIDAR COM NOSSOS CANINOS — E COM NOSSAS PRÓPRIAS EMOÇÕES — QUANDO CHEGA A HORA DE ELES PARTIREM.
A CANÇÃO "OLD SHEP" COMEÇA FALANDO DO COMEÇO DA AMIZADE DE 'SHEP' E JIM, SEU DONO HUMANO, QUANDO AQUELE É FILHOTINHO E ESTE UM GAROTO; AMBOS VIVEM PASSEANDO PELOS CAMPOS E COLINAS, E 'SHEP' CHEGA A SALVAR JIM DE MORRER AFOGADO. (PARA QUEM SABE ALGO DO IDIOMA INGLÊS, A LETRA PODE SER LIDA AQUI HTTP://WWW.ANSWERS.COM/TOPIC/OLD-SHEP-PERFORMED-BY-VARIOUS-ARTISTS ). TUDO VAI BEM, ATÉ QUE UM DIA... "OS ANOS PASSARAM RÁPIDO/O VELHO 'SHEP' ENVELHECEU/SEUS OLHOS FORAM SE ESMAECENDO RAPIDAMENTE."
SEMPRE COMPARO CANINOS A HUMANOS, E AGORA É A VEZ DOS CÃES VELHINHOS QUE FICAM DEBILITADOS E MAIS SENSÍVEIS, PERDENDO INDEPENDÊNCIA E EXIGINDO MUITA ATENÇÃO E CUIDADOS. O PRIMEIRO SINTOMA DE IDADE AVANÇADA É A DIMINUIÇÃO DE ATIVIDADE E ENTUSIASMO PARA ATIVIDADES FÍSICAS E DO INTERESSE PELO QUE ACONTECE À SUA VOLTA. UMA DAS PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS É EVITAR QUE O PELUDO SE DEIXE ABATER E FIQUE PROSTRADO, DANDO-LHE UMA TERCEIRA IDADE PRODUTIVA, COM ATIVIDADES DE ACORDO COM SUA CONDIÇÃO FÍSICA, COMO PEQUENAS CAMINHADAS OU BRINCADEIRAS COM BOLINHAS E OBJETOS.
ASSIM DIZ A ÚLTIMA ESTROFE DE "OLD SHEP": "O VELHO 'SHEP' FOI/PARA ONDE VÃO OS CÃES BONZINHOS/E NÃO MAIS PASSEAREI POR AÍ COM O VELHO 'SHEP'/MAS SE OS CÃES TIVEREM UM PARAÍSO/UMA COISA EU SEI COM CERTEZA:/O VELHO 'SHEP' TEM UM LAR MARAVILHOSO."
EM CASO DE PARTIDA DO CÃO, VOCÊ NÃO DEVE, NEM PRECISA TER VERGONHA DE CHORAR MUITO E SE DESCABELAR UM POUCO; AFINAL, TRATA-SE DE UM ENTE QUERIDO, E GUARDAR SENTIMENTOS PODE ATÉ FAZER MAL. MESMO QUE VOCÊ POSSUA OITO PELUDOS, SÃO OS SEUS OITO PELUDOS, NÃO APENAS OITO DENTRE OS TANTOS QUE HOUVER EM SUA CIDADE. ESPALHE FOTOS E VÍDEOS DO CÃO POR PAREDES, CADERNOS E BLOGS, FALE DELE À VONTADE, RELEMBRE BONS MOMENTOS E "CAUSOS" PITORESCOS PASSADOS COM ELE, PODE ATÉ SEGUIR O EXEMPLO DE RED FOLEY E COMPOR POESIAS OU CANÇÕES NELE INSPIRADOS. COMPARTILHAR EXPERIÊNCIA COM OUTRAS PESSOAS QUE PASSARAM PELA MESMA SITUAÇÃO E ADOTAR OUTRO CANINO TAMBÉM AJUDA. ENFIM, RECORDE MAIS A VIDA DO CÃO. COM O TEMPO VOCÊ SE ACOSTUMARÁ COM O FATO DE QUE ELE SE FOI E QUE, MESMO QUE O VELHO 'SHEP' ESTEJA BRINCANDO NO CÉU, NÃO ESTÁ MAIS AQUI NA TERRA.
(AH, SIM: "SHEP" VAI ENTRE ASPAS PORQUE NÃO É O NOME DO CÃO, E SIM APELIDO POPULAR ESTADUNIDENSE PARA CÃES MESTIÇOS DE "GERMAN SHEPHERD", OU SEJA, PASTOR ALEMÃO. E ESTA VALSA FOI INSPIRADA NUM PASTOR ALEMÃO DE VERDADE, QUE, INFELIZMENTE, NÃO MORREU DE VELHO, E SIM ENVENENADO POR UM VIZINHO.)
Por Ayrton Mugnaini Jr.
yahoo.com.br

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CACHORRO E ELEIÇÃO

-->  
SIM, ATÉ OS CÃES FICAM AINDA MAIS ESPERTOS EM ANOS COMO ESTE, ONDE TEREMOS ELEIÇÕES E O AMBIENTE SE TORNA QUASE RELIGIOSO: SERMÕES, SANTINHOS DE PAPEL E PROMESSAS, MUITAS PROMESSAS. PARTIDOS FAZEM COLIGAÇÕES COM PARTIDOS QUE NUNCA SUPORTARAM, ANUNCIA-SE O FIM DA VIOLÊNCIA E DA MISÉRIA, TODO MUNDO SAI ABRAÇANDO IDOSOS CRIANÇAS E MENDIGOS E, NATURALMENTE, TODO MUNDO É AMIGO E FÃ DOS ANIMAIS. AFINAL, AS MUITAS (E FELIZMENTE CADA VEZ MAIS NUMEROSAS) PESSOAS QUE AMAM E PROTEGEM OS BICHOS SÃO MUITAS (E, FELIZMENTE, CADA VEZ MAIS NUMEROSAS?) PESSOAS ELEITORAS EM POTENCIAL...
O BRASIL TEM QUASE 6 MIL MUNICÍPIOS. EM CADA UM DELES HÁ PELO MENOS UMA AGÊNCIA OU CAIXA ELETRÔNICO DE DETERMINADO BANCO. NÃO SERIA BOM SE CADA UM TIVESSE TAMBÉM UM PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA, ADOÇÃO, CASTRAÇÃO ETC. A PELUDOS? E, DAS CIDADES QUE TÊM TAIS PROJETOS, QUANTOS FUNCIONAM E SÃO CUMPRIDOS EFETIVAMENTE E NÃO SÃO MERA FACHADA OU "MEIA-BOCA" SÓ PARA BULDOGUE INGLÊS VER? A VERBA PÚBLICA DESTINADA A ESSES PROJETOS ESTÁ SENDO USADA COMO SE DEVE? DENTRE OS CANDIDATOS A VEREANÇA E PREFEITURA, QUANTOS ESTÃO CIENTES DO PROBLEMA DE CÃES ABANDONADOS? ELES APRESENTAM ALGUM PROGRAMA PRÓ-PELUDOS QUE VÁ ALÉM DE ELES APARECEREM SORRIDENTES EM FOTOS AO LADO DE ANIMAIS? ELES TÊM OUTROS EMPREGOS OU PRETENDEM VIVER APENAS COMO MAMÍFEROS QUE MAMAM DOS COFRES PÚBLICOS?
POIS É, NÃO FOI À TOA QUE JOHNNY NASH CANTOU "HÁ MAIS PERGUNTAS QUE RESPOSTAS"... MAS QUE PELO MENOS AS POUCAS RESPOSTAS QUE APARECEREM SEJAM BOAS E POSITIVAS. SE VOCÊ MORA EM CIDADE PEQUENA, É MAIS FÁCIL MONITORAR POLÍTICOS LOCAIS QUE ESTEJAM EXERCENDO MANDATOS OU EM CAMPANHA.


NUNCA É DEMAIS LEMBRAR QUE, ANTES DE TUDO, DEVEMOS FISCALIZAR A NÓS MESMOS. SE QUEREMOS ELEGER POLÍTICOS CONSCIENTES E HONESTOS, DEVEMOS SER CONSCIENTES E HONESTOS NÓS MESMOS. CADA POVO TEM O GOVERNO QUE FAZ POR MERECER, E SÓ PODERÁ RECLAMAR DA SITUAÇÃO POLÍTICA QUEM, ENTRE OUTRAS COISAS, NÃO JOGA LIXO NA RUA, NÃO FALSIFICA CARTEIRA DE ESTUDANTE, DIRIGE AUTOMÓVEL SEM ESTAR EMBRIAGADO (A) E, CLARO, TRATA OS ANIMAIS COM RESPEITO E RESPONSABILIDADE.
Por Ayrton Mugnaini Jr.

terça-feira, 18 de setembro de 2012

VOCE EH GATEIRO OU CACHORREIRO / PREFERE CÃO OU GATO

-->
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR POR QUE GOSTA MAIS DE CACHORRO OU GATO? POR QUE SE IDENTIFICA MAIS COM GARFIELD OU ODIE?
SEGUNDO O PROFESSOR CARLOS C. ALBERTS, A DIFERENÇA DE COMPORTAMENTO DOS DOIS ANIMAIS PODE EXPLICAR ESSA PREFERÊNCIA. “O CACHORRO VÊ O SER HUMANO COMO UM LÍDER. EM UMA MATILHA, TODOS OS CÃES QUEREM AGRADAR O LÍDER, O VENERAM E SÃO CONDICIONADOS A ELE”, COMENTA. GERALMENTE, UMA PESSOA QUE NÃO SE INCOMODE COM ESSA RELAÇÃO DE DEPENDÊNCIA, SE DARÁ MELHOR COM UM CÃO.
UM GATO VISUALIZA O DONO MAIS COMO UMA MÃE OU IRMÃO MAIS VELHO. “SUA CÉLULA SOCIAL É A FAMÍLIA. ELE É AMOROSO, MAS FAZ O QUE QUER, TEM CERTA INDEPENDÊNCIA”, EXPLICA O PROFESSOR. NESSE CASO, ALGUÉM QUE TENHA AS MESMAS CARACTERÍSTICAS ESCOLHERÁ UM FELINO.


SEGUNDO A ABINPET  (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO),  ATÉ O FIM DO ANO, TEREMOS 37,1 MILHÕES DE CACHORROS E 21,4 MILHÕES DE GATOS ESPALHADOS PELO PAÍS.  É SÓ ANDAR PELAS RUAS OU VISITAR CASAS E APARTAMENTOS PARA CONFIRMAR ESSES NÚMEROS.
ESSA GRANDE QUANTIDADE DE PETS NA VIDA DAS PESSOAS TALVEZ SEJA A BUSCA DE ALGO QUE SE PERDEU COM A VIDA CORRIDA E ESTRESSANTE.  “HOJE, VIVEMOS EM UM MUNDO COM ASPECTO ARTIFICIAL, RODEADO DE TECNOLOGIA E PRATICAMENTE SEM NATUREZA POR PERTO. A RELAÇÃO COM OS ANIMAIS É UMA FORMA DE RESGATAR ESSE CONTATO. É A LIGAÇÃO DO SER HUMANO COM ALGO MAIS NATURAL”, EXPLICA CARLOS C. ALBERTS, PROFESSOR DE ZOOLOGIA DA UNESP NO CAMPUS DE ASSIS. 
MUITAS VEZES AS PESSOAS ESTÃO CANSADAS DE INTERAGIR UMAS COM AS OUTRAS E ELEGEM OS ANIMAIS PARA TER UMA RELAÇÃO MAIS ESTÁVEL E ATÉ PRAZEROSA. “OS ANIMAIS TÊM UM COMPORTAMENTO AUTOMÁTICO. QUANDO PERCEBEM QUE OUTRO É MAIS FORTE, ELES SE SUBMETEM. AÍ NÃO HÁ CONFLITO E A RELAÇÃO TORNA-SE MAIS FÁCIL”, COMENTA O PROFESSOR ALBERTS.
E NÃO DEIXA DE SER MUITO PRAZEROSO CHEGAR EM CASA E SER RECEBIDO COM LAMBIDAS E PULOS DOS CÃES OU DAQUELE ENTRELACE DANÇANTE ENTRE AS PERNAS QUE SÓ OS GATOS SABEM FAZER.

fonte - uol.com.br

ANIMAL DE ESTIMAÇÃO TRAZ ALEGRIA E SAÚDE

-->

PARA OS HUMANOS, A RELAÇÃO COM SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO É COMO UM RESGATE DA NATUREZA.
UM CASAMENTO PODE SE DESFAZER EM POUCO TEMPO. JÁ A RELAÇÃO ENTRE UM HUMANO E SEU BICHO DE ESTIMAÇÃO, QUASE SEMPRE, CUMPRE O “ATÉ QUE A MORTE OS SEPARE”.  É ASSIM HÁ PELO MENOS 10 MIL ANOS, DESDE QUE O HOMEM DOMESTICOU CÃO E GATO.  AOS POUCOS, TORNARAM-SE COMPANHEIROS INSEPARÁVEIS E ESSA RELAÇÃO FOI EVOLUINDO AO LONGO DO TEMPO.
FILMES COMO “MARLEY E EU” E “PARA SEMPRE AO SEU LADO”, QUE MOSTRAM O RELACIONAMENTO ENTRE OS HUMANOS E SEUS ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO, NÃO SÓ FORAM SUCESSO DE BILHETERIA COMO LEVARAM PLATEIAS ÀS LÁGRIMAS.
HOJE, PESQUISAS E ESTUDOS EM TODO O MUNDO DEMONSTRAM QUE A CONVIVÊNCIA COM OS ANIMAIS TRAZ TRANQUILIDADE E BEM-ESTAR ÀS PESSOAS.  ALEXANDRE ROSSI, ESPECIALISTA EM COMPORTAMENTO ANIMAL E ATUALMENTE COM O PROGRAMA “MISSÃO PET” NO CANAL A CABO NAT GEO, VIVENCIA DE PERTO ESSA INTERAÇÃO BENÉFICA.
“QUANDO LEVAMOS CÃES EM LOCAIS COM PESSOAS DOENTES, EM ESPECIAL CRIANÇAS, E  IDOSOS, CONSTATAMOS A ALEGRIA QUE TRAZEM. A RELAÇÃO É MUITO DIFERENTE SE HÁ APENAS HUMANOS NAS VISITAS”, RELATA ROSSI.
O ZOOTECNISTA LEMBRA-SE, EM ESPECIAL, DE UM GOLDEN RETRIEVER. “ERA MUITO INTERESSANTE, PORQUE ELE SEMPRE DAVA CARINHO E ATENÇÃO À CRIANÇA QUE MAIS PARECIA TRISTE. FICAVA DO LADO E, AOS POUCOS, ELA COMEÇAVA A BRINCAR.”
ROSSI EXPLICA QUE, AO CONTRÁRIO DOS VISITANTES QUE SE COMOVEM COM AS HISTÓRIAS E MUITAS VEZES NÃO CONSEGUEM DAR FORÇA ÀS CRIANÇAS E VELHINHOS, OS CÃES TRAZEM LEVEZA AO AMBIENTE.  “ELES BRINCAM, FAZEM ALGO ENGRAÇADO E PROPORCIONAM MOMENTOS DE MUITA DESCONTRAÇÃO.”
PARA QUEM PERDEU A CAPACIDADE DE SE LOCOMOVER, POR ACIDENTE OU ATÉ MESMO PELA IDADE AVANÇADA, ESTAR PERTO DE UM ANIMAL É SE REALIZAR ATRAVÉS DELE. “QUANDO ESSA PESSOA VÊ UM CACHORRO BRINCANDO E CORRENDO COMO LOUCO, É COMO SE FOSSE UMA EXTENSÃO DELE”, ANALISA ROSSI.
ALÉM DISSO, PARA QUEM QUER EMAGRECER, TER UM CÃO É UMA EXCELENTE PEDIDA. ISSO PORQUE É NECESSÁRIO FAZER PASSEIOS DIÁRIOS, ASSIM, SEM PERCEBER, A PESSOA ESTÁ SE EXERCITANDO. SEM CONTAR QUE, NO CAMINHO, VAI FAZENDO AMIZADES E CONHECENDO GENTE NOVA.
QUE CONVIVER COM ANIMAIS DESDE CEDO FAZ BEM À SAÚDE, PROPORCIONANDO O APARECIMENTO DE ANTICORPOS E, DESTE MODO, EVITANDO FUTURAS ALERGIAS, JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE.  
AGORA, ESTUDOS JÁ DEMONSTRARAM QUE O CONTATO COM OS ANIMAIS AUMENTA A PRODUÇÃO DE ENDORFINA NO ORGANISMO, O HORMÔNIO QUE CAUSA PRAZER E SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR. ALÉM DISSO, O CONVÍVIO COM UM CÃO OU GATO DIMINUI A PRESSÃO SANGUÍNEA, OS NÍVEIS DE COLESTEROL E DO ESTRESSE E TAMBÉM REDUZ O RISCO DE PROBLEMAS CARDIOVASCULARES.
NOS ESTADOS UNIDOS, CACHORROS E GATOS TÊM SIDO USADOS EM PRISÕES COMO FORMA DE MELHORAR O CLIMA INTERNO. EM UMA PENITENCIÁRIA FEMININA DE BEDFORD HILLS, AS DETENTAS AJUDAM A ADESTRAR FILHOTES DE LABRADORES E GOLDEN RETRIEVERS. APÓS UM ANO, ELES SÃO DOADOS A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICAS OU COM ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO, COMO EX-VETERANOS DE GUERRA.  
EM PRISÕES DE VÁRIOS ESTADOS, GRAÇAS A PARCERIAS COM ABRIGOS DE ANIMAIS, GATOS QUE ESTAVAM PRESTES A SEREM SACRIFICADOS SÃO ENVIADOS PARA QUE OS PRISIONEIROS CUIDEM DELES. MUITOS DESTES, NO CORREDOR DA MORTE. PARA AS AUTORIDADES LOCAIS, OS GATOS TRAZEM O LADO SENSÍVEL DAQUELES HOMENS, COMO SE FOSSEM CRIANÇAS. ALÉM DISSO, A PRESENÇA DOS FELINOS ALIVIA A RAIVA E TIRA O ESTRESSE E A AGRESSIVIDADE DESTES CONDENADOS.    
Fonte – uol.com.br     

 SUA VISITA AGRACEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE

sábado, 15 de setembro de 2012

COCKER SPANIEL INGLÊS - O MAIS FAVORITO CÃO DE ESTIMAÇÃO DO MUNDO

-->

O COCKER SPANIEL INGLÊS (EM INGLÊS: ENGLISH COCKER SPANIEL) É UM CÃO DE UMA RAÇA DE PORTE MÉDIO. APESAR DO NOME, SEU SURGIMENTO DEU-SE NA ESPANHA.
CONHECIDO POR SER UM DOS FAVORITOS CÃES DE ESTIMAÇÃO NO MUNDO, É GERALMENTE ESCOLHIDO DEVIDO A SUA APARÊNCIA.
DE CABEÇA ARREDONDADA, ORELHAS GRANDES, MOLES E CAÍDAS E OS OLHOS REDONDOS, QUE PERSONIFICAM COMPANHEIRISMO.
E PELAGEM, FARTA E EXISTENTE EM MAIS TRINTA COMBINAÇÕES DE CORES.
AINDA CRIADOS PARA O TRABALHO, CUJOS EXEMPLARES SÃO FISICAMENTE DIFERENTES, CORPO MAIS CURTO, ORELHAS MENOS OSCILANTES E O DESEJO PELO TRABALHO, SÃO AINDA USADOS EM EXPOSIÇÕES DE RAÇAS. 
MODERNAMENTE, SER UM CÃO PARA SURDOS É UMA DE SUAS PRINCIPAIS FUNÇÕES ENQUANTO TRABALHADOR
ALÉM DE TODOS OS CUIDADOS HABITUAIS QUE SE DEVE TER COM UM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO, ALIMENTAÇÃO, HIGIENE E SAÚDE, O COCKER REQUER PARTICULAR ATENÇÃO COM SUAS ORELHAS GRANDES E COM PELAGEM ABUNDANTE.
CÃO ATIVO, QUE PODE CHEGAR AOS 15 KG, TEM SEU ADESTRAMENTO CLASSIFICADO COMO FÁCIL E A PREDILEÇÃO POR NADAR.
NA CULTURA HUMANA, FLUSH, QUE PERTENCEU A POETA ELIZABETH BARRETT, ATINGIU POPULARIDADE E FAMA DEVIDO A BIOGRAFIA ESCRITA PELA AUTORA VIRGINIA WOOLF. 
NELA, WOOLF CONTA A VISÃO DA CADELA SOBRE O CASO DE AMOR ENTRE BARRETT E ROBERT BROWNING, PARA QUEM ENTREGAVA AS CARTAS DE AMOR DE SUA DONA E DE QUEM LEVAVA AS CORRESPONDENTES. 
APESAR DE HAVER ACHADOS DE PINTURAS REPRESENTANDO ANIMAIS DE FILIPE II DA MACEDÓNIA PARECIDOS COM ESTES CÃES, ACREDITA-SE EM TRÊS HIPÓTESES PELO SURGIMENTO NA ESPANHA.
FORAM CRIADOS POR JOHN DUDLEY, DUQUE DE NORTHUMBERLAND, PARA O REI HENRIQUE VIII; OU APARECERAM EM 1570, NO LIVRO DE JOHN CAIUS, QUE DESCREVEU 22 RAÇAS, COLOCANDO-OS COMO USADOS NA FALCOARIA
A PARTIR DO SÉCULO XVII, O DESENVOLVIMENTO DESTES COCKERS SEGUIU UMA LINHA MAIS CLARA. PRIMEIRAMENTE PELA PALAVRA SPAINEL TER SIDO ACEITA, EM PARTICULAR NA INGLATERRA, ONDE FOI CONSIDERADA RAÇA ESPECIFICAMENTE INGLESA
 fonte - Wikipédia 


SUA VISITA AGRADECEMOS E ESPERAMOS QUE SEMPRE VOLTE.
FIQUE SEMPRE BEM